Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

E a democracia?

Na última sexta-feira, 3 de junho (dia do debate entre candidatos a direção do CEFET-MG), o atual diretor do CEFET-MG campus Timóteo, Rodrigo Gaiba, teria sido antiético ao passar em algumas salas da unidade para apresentar apenas um dos sete candidatos, Márcio Basílio. Faltou senso de justiça por parte do diretor, e nós, os alunos, percebemos isso e levantamos o seguinte questionamento: por que o diretor teria apresentado somente um dos candidatos?

O diretor Rodrigo alegou que os outros candidatos ainda não estavam presentes. O que não justifica, pois o correto seria esperá-los ou então deixar que TODOS os candidatos se apresentassem no debate, o que esperávamos que acontecesse. Então, por que passar com o candidato nas salas sendo que, como diretor da instituição, ele sabia que o momento dos candidatos se apresentarem seria no debate que aconteceria no auditório mais tarde? Como estamos percebendo, o CEFET-MG vem sendo conduzido de forma, podemos dizer, não muito democrática, e que os alunos estejam ATENTOS a isso.

Por: Amanda Costa

44 comentários:

  1. Eu acho que no CEFET, as coisas passam a impressão de ser transparente de mais, mas na verdade há muitas coisas que são omitidas para nós, alunos, e é nisso que devemos manter a atenção. O Brasil é uma democracia, sendo assim, as escolas federais teriam que funcionar da mesma maneira, DEMOCRATICAMENTE, e mais JUSTAMENTE possível, mas como estamos vendo, não é bem assim que funciona. E o pior, é que muita gente não se importa com a eleição, não se preocupa com a política no CEFET, e na hora de votar, não irá nem pensar direito, e isso só vai fazer nossa instituição degradar cada vez mais, pois estamos deixando um direito nosso, ser corrompido pelos nossos "superiores".

    ResponderExcluir
  2. Num eh pra ser chato nao, mas eu concordo em certo ponto com o Gaiba. Esse Basílio era um tipo de "acessor" do antigo diretor então o Gaiba já o conhecia melhor, além de ele ter um conhecimento maior em relação aos outros candidatos do que se passa, não só no nosso campus, como os outros campi. E pensando bem, podemos tirar um certo proveito disso. Já que esse Basílio tem um certo afeto ao Gaiba e conhece um pouco do que se passa no nosso campus, eh possível um beneficiamento a nós. Não eh de todo o ruim o nosso diretor apoiar um candidato específico. Pensem nisso

    ResponderExcluir
  3. Mas voce realmente acha, que o candidato vai apoiar o Campus? talvez apoie só o Gaiba, vale lembrar que nem todo mundo pensa na política, muita gente poe interesses pessoais no meio. Pro bem do CEFET-MG é melhor que não seja o caso!

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com a Gabriela. A grande maioria dos alunos não estão preocupados com os assuntos de nosso campus. Quando há uma eleição eles votam em qualquer candidato sem ao meno pesquisar sobre os mesmos. Não é só nesse aspecto. O grêmio estudantil está prestes a ser formado, mas ninguém se quer se posicionou a respeito. Eles não ligam para quem será o representante ou nem mesmo o como realmente funciona um grêmio. Ocorrerá uma assembléia quinta feira e duvido que metade da escola participará.

    ResponderExcluir
  5. O que acontece é que ninguém garante que o candidato do NOSSO DIRETOR fará o melhor para nós. E independente, o que fizeram foi muito injusto. Ou apresentavam todos, ou nehum ! Em resumo, essa tal de "democracia" que tanto falam, não se faz presente no Campus Timóteo. Pelo menos, nesses três anos que eu estudo, nunca me foi apresentada. A verdade é que a Diretoria pensa que somos 'manipulados' pelos professores, entretanto eles não percebem que nós alunos não somos os 'fantoches' que eles pensam, nós sabemos distinguir muito bem HONESTIDADE de JOGADA DE MARKETING.

    ResponderExcluir
  6. Acho que antes de 'enumerar' as injustiças, é necessário ter um pouco mais de HONESTIDADE pra assumir quem é. Essa palavrinha que todos falam no Campus está meio escondida não? Não debato anônimos. Se quiser mesmo as 'injustiças' mostra a cara primeiro.Depois a gente conversa.:)

    ResponderExcluir
  7. Gabriela e Saulo, um bom profissional seja no ambiente privado ou no público, deve sempre ser ético. O nosso "primeiro diretor eleito" pecou, jamais podemos confundir "simpatias" ou como vc disse "afeto" com decisões profissionais....o que falta no Campus VII, pelo menos nos últimos 3 anos que pertenço a esta instituição é a falta de competência de gestores, pessoas com vaidades intelectuais exacerbadas que se esquecem dos interesses coletivos. O que ficou claro mais uma vez é a tentativa anti-democrática de se privilegiar um candidato.

    ResponderExcluir
  8. Acho que quando um gestor chega democraticamente a um cargo de poder (o que é o nosso caso), existem três caminhos naturais: ou ele é um bom gestor e não nescessita ser cobrado para que faça bem seu trabalho ou ele é um mal gestor, corrupto e etc ou ele é simplismente uma pessoa que chegou ao poder e nescessita ser cobrado para que exerça seu trabalho de forma satisfatória. Acho que o nosso caso se encaixa na terceira opção, logo temos não só como opção, mas como obrigação, cobrarmos dele explicações sobre fatos que consideremos errados e exigir que coisas que sejam de nosso interesse sejam feitas, pois é assim que deveria acontecer, não só no CEFET, mas em qualquer instituição democrática que se preze.

    ResponderExcluir
  9. E a emília está completamente certa em dizer que muitas pessoas acham que somos manipulados pelos professores. Acontece que temos nossa opinião formada o suficiente pra saber o que está errado e o que precisa mudar, mas alguns professores e coordenadores menosprezam nossa capacidade de pensar e agir por nós mesmos. E os professores que manifestam sua opinião acabam levando culpa por algo que não tem nada a ver com eles.
    Eu só acho que os coordenadores ou professores, precisam levar mais a sério nossa capacidade de pensar.

    ResponderExcluir
  10. Emilia, é o motoquinha. Fiz esse troço faz pouco tempo, nem sabia que tava sem nome :P
    Não sei se voce já leu a página elaborada pela "oposição" que acusam aliciamento de alunos - que ate foi postada aqui nesse blog-, mas no slide 10 tem um print da página da cmm do cefet-timoteo, e você é uma das indicadas como um "troll" pra aliciar alunos. Essa é a oposição que voce defende? hehe

    ResponderExcluir
  11. Concordo que as coisas devem ser feitas democraticamente e o que o nosso diretor fez errado em apresentar apenas um candidato, mas acho que não devemos levar a ferro e fogo e deixar de avaliar justamente o projeto do candidato em questão. Não estou defendendo nenhum candidati ou, muito menos, o nosso diretor, mas de certa forma, realmente é uma vantagem existir uma certa relação entre o nosso diretor de campus e um possível diretor geral. É claro que isso não diz muita coisa mas não deixa de ser uma vantagem, só estou esclarecendo isso. O Gaiba, realmente não se utilizou da ética ao apresentar somente um candidato, mas a questão é que não podemos deixar isso influenciar nossos votos. Aliás não é o Gaiba o candidato.

    ResponderExcluir
  12. Gente não podemos nos deixar influenciar por ninguém. Uma professora disse hoje que estamos sendo influenciados por professores. Com certeza ela está errada, mas em uma coisa en tenho que concordar com ela: no nosso campus há sim uma rivalidade entre professores e isso implica uma dualidade de versões sobre quaisquer fatos. Com isso devemos estar cientes das duas ou até mais possíveis versões sobre qualquer assunto e saber distinguir o que agente julga certo ou errado sem apoiar nenhum dos lados, ou seja, devemos ser imparcias e formar nossas opiniões com base nisso. Não é por que o nosso diretor fez certas coisas que agente julga errado que devemos repudiá - lo em tudo o que ele faz ou apoia. Não estou defendendo ninguém, só estou deixando claro que devemos ver sempre os dois (ou mais kkk) lados da mesma moeda e perceber os pontos positivis do nosso diretor e não apenas os negativos.

    ResponderExcluir
  13. Antes de virem com tochas pra cima de mim dizendo que estou apoiando o Gaiba, deixo claro que eu nunca apoiei o Gaiba. Só que agora que ele foi eleito demcraticamente o nosso diretor, devemos pelo menos apoiá - lo em certas decisões, já que são assuntos de nosso interesse. Devemos tentar entender e perceber as decisões de nosso diretor relacionadas ao nosso campus. Nunca gostei dele, mas não posso deixar isso influenciar nas minhas opiniões sobre aspéctos não pessoais.

    ResponderExcluir
  14. Uma coisa muito séria que está acontecendo é o inicio de uma rivalidade entre alunos influenciados pela rivalidade entre professores e administração. Além de não podermos ser manipulados por professores, muito menos pedemos apoiar algum lado nessa richa deles. Fiquem atentos.

    ResponderExcluir
  15. Queridos alunos,
    sei que a Tribuna é discente e não docente (rs), somente gostaria de parabenizá-los pela discussão. Todo debate essencialmente democrático implica na existência de opinões divergêntes, mas principalmente na liberdade de poder expressá-las sem censura ou retaliação. Fico feliz em ver isso acontecer aqui. Uma discussão marcada pelo RESPEITO ao outro. Como cidadã e professora, fico feliz em vê-los entender que o corpo discente deve ter propostas e interesses próprios. Afinal, docentes, diretores, coordenadores e professores podem e devem lutar juntos por melhores condições em nossa instituição, mas cada um de nós possui reivindicações específicas ao espaço que ocupa no CEFET. E vocês DEVEM construir um pauta de reivindicações PRÓPRIAS e cobrá-las de TODOS nós! Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Amores... sei que ces nao gostam do atual diretor,
    mas dizer que ele favoreceu um candidato, eu acho injusto, pois eu estava na escola sexta e vi apenas um candidato chegando na hora certa, entao se o diretor apresentou apenas ele, foi por que apenas ele que chegou no horario certo.

    =*

    ResponderExcluir
  17. Concordo. É claro que isso não mudaria a opinião de ninguém, mas isso é um fato a ser considerado. Afinal todo mundo erra e acerta e devemos ficar atentos não somente aos erros das pessoas. Nesse caso ele não podia fazer nada ja que apenas um candidato chegou a tempo.

    ResponderExcluir
  18. Galera, pela amor de Deus, todo mundo sabe, ou pelo menos deveria saber que nosso Diretor é marionete na direção geral. E como não quer perder a "boquinha" dos mais de 3.000 a mais na sua conta no final do mês está discaradamente fazendo companha para o Basilio. Palhaçada. Precisamos tirar essa turma da cadeira de escritorio e por eles devolta na sala de aula, porque de administração está provado que não sabem nada, ou derepente sabem tando que é tudo meio que premeditado!

    ResponderExcluir
  19. Matheus, eu só queria deixar bem claro que eu não sou um 'troll'. O que acontece, é que existem pessoas tentando tirar o corpo fora e jogando pra cima de quem não tem nada a ver com o assunto. Sou apenas uma aluna indignada com o descaso de BH para com os campi do do interior. E eu tenho certeza que esse tal de Maur?cio que fez o fórum está tentando jogar a culpa do que está acontecendo pra cima dos alunos, pra ver se abafa a suspeita que temos sobre a direção de BH. Cabe a nós alunos tomarmos uma posição contra isso, porque essa situação já está ficando ridícula.

    ResponderExcluir
  20. Eu discordo da direção favorecer um candidato A em detrimento de B :D

    ResponderExcluir
  21. thiago, querido.. fessor ganha a boquinha de 3 mil independente do diretor que tiver em BH, assim como os coordenadores recebem o "abono"; entao se o diretor favoreceu um candidato por essa grana, eu acho q eh mintira, pq nao faz sentido kkkkk
    =*

    ResponderExcluir
  22. O galera a gente tem ver que esse "descaso de BH para com os campi do do interior", não é bem assim. O nosso campus é um dos mais novos não temos nem uma década, enquanto BH já tem 100 anos, pra gente chegar a ficar perto das estruturas, nome, e qualidade de ensino que possam ser comparadas com BH vai demorar muito. E seria egoísmo da nossa parte pensar que a direção do CEFET-MG tem descaso com os campi do interior, nós não estamos construindo um campus novo para nós. Vocês tem noção da verba que está vindo pra essa obra?
    Eu acho que é hora da gente para de tentar derrubar, e ir contra aos nosso representantes, e se eles estiverem recebendo mesmo dinheiro por fora você esta deixando ou perdendo alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  23. Concordo com com a Marcela. Eu já havia dito antes que nos temos que cobrar do nosso diretor dos assuntos que nos interessam, o nosso campus novo de fato está saindo, assim como novos cursos (pelo menos está chegando para nós desse jeito). O que deixa a situação mais complicada, pelo meu ponto de vista é a falta de transparência do que está acontecendo na instituição, o que chega para gnete são pedaços das informações, o que dificulta os esclarecimentos.
    Só pesso uma coisa pessoal, agora que os animos estão começando a se exaltar, vamos prestar atenção no que escrevemos, não vamos postar nada muito pejorativo, não estou dizendo que devemos ficar quietos, só estou dizendo para nos expressamos de maneira educada, para que o jornal não perca o proposito para que foi criado, que é exatamente dar uma voz a nós alunos.

    ResponderExcluir
  24. Samir... presta atenção... 3 mil a mais só pra ser diretor do compi timoteo....

    ResponderExcluir
  25. O cefet tá com "urucubaca".. uhuhauah..... Antes era o maurilio (Lombardi) todo mundo sabia que ele existia mas ninguém via, agora veio o GuGu (Gaiba) todo mundo vê mas sabe que seria melhor se não estivesse lá..

    Esse é o nivel de direção que o CEFET-MG tem hoje. O nosso "grande" diretor geral tem sofrido acusações bem macabras, olhem o site abaixo.......


    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-crise-do-cefet-mg

    http://luisnassif.com/profiles/blogs/a-crise-das-fatecs-federais




    RENOVAÇÃO JÁÁÁÁ...............



    ...

    ResponderExcluir
  26. ah, voces nao sabem de nada e tao dando bobeira aí, os candidatos chegaram lá pro debate e nem quiseram ficar para serem apresentados no noturno, entao nao é culpa do Gaiba, a Amanda ta é dando bobeira porque o Fernando nao ganhou...e tem muito tecnico administrativo no cefet que aparece na hora que quer, nao faz nada, e quer prejudicar o Gaiba, entao deixem de ser manipulados por eles, dica pro povo da quimica 2 principalmente, eles ja manipularam até professores, Leo Gabriel é um exemplo...

    ResponderExcluir
  27. Segredo...Um ótimo nome pra se colocar num blog vindo de um covarde qualquer. Muito bom saber com que tipo de pessoa estou convivendo naquele serpentário. Como é fácil escrever qualquer merda como comentário e colocar pra todo mundo ver! Se for pra defender o diretor, que defenda de cara limpa, até por que quando defendo algo, eu mostro a minha cara sem medo, ou será que o fulaninho covarde tem vergonha de defender o Gaiba? Um pouco de dignidade é muito bom querido(a). Entretanto, se engana quem pensa que somos burros o suficiente pra sermos manipulados por qualquer pessoa, independente se for Leonardo Gabriel ou qualquer outro técnico administrativo. É impressionante como qualquer um, cria um perfil na Internet simplesmente pra falar merda e não assumir. Mostra a cara primeiro! Anônimos são nada mais nada menos, do que pessoas que não tem um pingo sequer de coragem de defender seus ideais sem querer se comprometer. Então já que o engraçadinho deu dica pro pessoal da Química 2(minha sala), fica outra dica ai gracinha: Cria coragem pra falar quem é você e depois a gente tem uma conversinha.

    ResponderExcluir
  28. nao vai fazer diferença saber quem sou, voce vai brigar comigo por causa disso lá na escola? só queria te da um toque, entao nao vem com desculpa que nao coloquei meu nome só porque falei que voce ta sendo manipulada e voce ficou irritadinha com isso. eu te conheço, sei que voce é gente boa, até gosto de voce, mas voce postou isso e nem sabe tudo que aconteceu, entao para de da bobeira ¬¬

    ResponderExcluir
  29. e eu só nao coloco meu nome porque nao quero ninguem enxendo meu saco por causa disso, nao gosto de aparecer(diferente de voce)...só acho um absurdo voce falar que quer o melhor pro campus, mas só sabe falar mal do diretor, como se o campus tivesse essa merda por causa dele, que entrou tem nem 1 ano...

    ResponderExcluir
  30. Segredo, tentei ser o mais educada possível, mais pra se dizer que alguém está sendo manipulado tem que ter uma certeza absurda. Tenho noção suficiente de que fico sem saber de muita coisa, mais o pouco dos podres que eu sei já são o bastante pra me deixarem furiosa. Meus contatos não se restringem apenas a Timóteo. Tenho contatos importantíssimos em BH que me mantém informada de algumas coisas. É claro que eu não posso dizer o nome da pessoa, mais tenho a plena certeza de que é verdade. Portanto, me considero a par de coisas que muitos alunos não sabem. E respondendo a sua 'pergunta', não vou brigar com você de forma alguma, se souber quem é, até porque, todos temos o direito de expressar nossa opinião, dependendo se os outros concordam ou não. Só não gostei de como você se expressou em relação a MINHA turma. Temos a plena consciência do que defendemos e NINGUÉM está sendo manipulado. Disso EU tenho ABSOLUTA CERTEZA!

    ResponderExcluir
  31. O objetivo da matéria (e do jornal) é despertar o questionamento nos leitores, e nada melhor que um debate, onde SEMPRE encontraremos opiniões divergentes, para discutirmos essas opiniões. Não sou dona da verdade e aceito as várias opiniões sobre a matéria. Só acho que não haverá opiniões sobre algo que não está sendo discutido. A matéria está ai, sintam-se a vontade para expressar suas opiniões desde que respeitem a opinião dos outros. E de preferência, INDENTIFIQUEM-SE.
    E mais uma coisa, não escrevi a matéria defendendo um ou outro. Foi a minha opinião e de muitos sobre o que aconteceu. Não porque tem a ver com o Diretor. Fosse qualaquer outro, eu continuaria achando antiético. Sei que muitos não concordam comigo, por isso assumo que EU escrevi (tem meu nome na matéria). Nunca vocês vão ver uma matéria, neste blog, escrita por um de nós e postada com o nome ALUNOS, porque sei que eu estaria incluindo todos, inclusive os que não concordarem com o que foi escrito. Obrigada.
    Amanda Costa

    ResponderExcluir
  32. Que bonito Segredo...
    Não quero aparecer, pelo contrário, apenas tenho a coragem que lhe falta pra assumir quem é. Papelzinho ridículo esse seu einh? Agora vejo com que tipo de pessoa convivo. Não tenho NADA contra o diretor, entretanto não concordo em muitos pontos com a conduta duvidosa que ele leva dentro daquela escola. Falo o que eu penso sem medo de retaliações, ao contrário de você. Não vou ficar defendendo lado A ou lado B, em troca de alguns favores ou apenas pra fazer média com o diretor do Campus. Eu quero o melhor pro campus sim, e por isso não queria o atual diretor, pois na minha visão ele NÃO é o melhor pro campus Timóteo. Um verdadeiro diretor não favorece a ninguém e pensa com a própria cabeça, não precisando de ajudinhas alheias vindas de BH. E outra, já falei e vou repetir, não discuto com anônimos. Se for pra discutir, apresente-se como uma pessoa física e não como um substantivo qualquer.

    ResponderExcluir
  33. Por favor galera, vamos mantêr a ética e expressar nossas opiniões de maneira educada e sem agredir as dos outros. Isso é um jornal e uma voz aos alunos, não um curral político onde debatemos de forma não civilizada nossas opiniões.

    ResponderExcluir
  34. Eu axo que, realmente uma grande parte dos alunos está agindo com infantilidade ao ficar julgando e acusando o nosso diretor em tudo o que acontece. Ele foi eleito democraticamente e apesar dos erros cometidos por ele no passado, ele também está fazendo um trabalho, de certa forma, correto. Eu sei que seus erros nos prejudicaram e que para algumas pessoas foram imperdoáveis, mas não estou pedindo pra vocês o apoiarem, só estou pedindo oara que o respeitem e não o atrapalhem em sua direção, pois isso atrapalharia principalmente os alunos. E quanto as pessoas que não se revelam ao fazerem um comentário, pelo menos, não agrida as opiniões dos outros. Se quiser debater com alguém, se revele e seja mais educado(a), pois a ética é um dos principais requisitos para uma vida em sociedade.

    ResponderExcluir
  35. Se a intenção desse blog for jornalismo, o que está ocorrendo aqui não faz sentido algum. Um jornal não pode ter em suas notícias posições de qualquer tipo de opinião e deve ser imparcial a qualquer situação. O problema não é possuir opiniões explícitas nos comentários, e sim nas notícias. Mesmo os comentários sendo abertos para opiniões, não se deve desrespeitar nenhuma opinião, muito menos agredí - las. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  36. Aqui está a verdade do nosso campus:

    http://jornalcefettimoteocampus7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Saulo, não sei se você sabe, mais a ideia inicial do Tribuna Discente, era a de informar aos demais alunos o que está ocorrendo no CEFET. Esse é um blog feito para alunos e por alunos, ou seja,
    é a nossa opinião(ou da maioria) que está sendo colocada. Todo direito é dado para que haja divergências. E se formos ater aos tramites legais e tals para conduzir a página, o blog vai perder a essência. Este é um blog para darmos o nosso parecer em relação aos fatos ocorridos na escola, ou seja, não tem como desvincular do que defendemos. Os elos que serão mostrados com um ou com outro são INEVITÁVEIS. Cabe a nós, saber respeitar, sem precisar concordar com nada. A autora da matéria, querendo ou não vai deixar escapar a opinião dela. Nós que acompanhamos o blog é que devemos separar o que é opinião da autora e o que é realmente fato. É pra isso que servem os comentários.

    ResponderExcluir
  38. Para gente, ces tão pegando o boi que ces chegaram a conhecer 1 dos candidatos, não adianta compra briga de peixe grande nao gente.Primeiro vcs tem q se pergunta se os outros candidatos tiveram INTERESSE em vir ao campus, pois de acordo com as noticias divulgadas no site de BH, la e em leopoldina (campsu amis antigos) estão ocorrendo debates e palestras dos candidatos...vamo para pra pensar um poco antes de crucificar o diretor ne gente.. alienação não, informação SIM!

    ResponderExcluir
  39. concordo com o Gabriel, chegou um candidato só de manhã lá, só dois quiseram ficar para serem apresentados a noite, se os outros nao quiseram, azar o deles, os que ficaram lá mereciam serem apresentados, entao nao é culpa do diretor apresentar só um candidato, é mérito do candidato que acordou mais cedo e que foi embora mais tarde ¬¬

    ResponderExcluir
  40. acho q nem preciso falar mais né, Henrique e Gabriel ja falaram tudo.. é o q venho debatendo acima faz muito tempo..., mas
    so vim postar aki em relação ao thiago falar dos 3 mil q o Gaiba ganha a mais (denovo ¬¬)
    mano eh isso q ganha 3 mil pra ser diretor( além do salario), eh lei vei ele nao ganha mais do que os de outros campus (ele ganha menos q o de BH lógico), eu so acho baixo os de coordernadores (são uns 200 e poco)
    =/

    ResponderExcluir
  41. Eu também concordo com o Henrique e o Gabriel. Eu não consegui encontrar o erro do Gaiba até hoje. Mesmo depois dessa rendição de assunto não apareceu nenhum argumento plausível contra o nosso diretor. A unica coisa que aconteceu é rivalidade entre alunos.

    ResponderExcluir
  42. Ou galera do blog, não fiquem apenas postando coisas de BH ou do MEC enquanto o nosso primeiro Grêmio nasce sem nenhuma informação. Antes de preocuparem com assuntos de fora se preocupem com assuntos locais.

    ResponderExcluir